top of page
curiosidades ...seja curioso !

Elas são com certeza um dos maiores mistérios da humanidade. E isso é possível comprovar devido à quantidade de documentários que tentam elucidar sua origem. Devido aos constantes estudos de historiadores, arqueólogos e egiptólogos de todos os tempos, fora constatado que as pirâmides são grandes tumbas erigidas pelos faraós, talvez para marcar sua dinastia enquanto caminhavam pela terra, deixando assim, algo para serem lembrados durante as próximas gerações.

Localizadas a 10 km do Cairo, capital do Egito, construídas a cerca do ano 2690 A.C., oitenta pirâmides ainda resistem as ações do tempo e também, da nossa própria civilização, em vista que, durante muitos anos, foram arrombadas por ladrões de artefatos históricos para serem comercializados no mercado negro.

Das oitenta mencionadas, apenas três são conhecidas por maior parte das pessoas do globo: Quéops, Quéfren e Miquerinos, ambas ocupam uma área que compreende 129.000 m2, a maior delas, Quéops, conhecida como a grande pirâmide, é o monumento mais pesado já construído pelo homem, aproximadamente possui 2,3 milhões de blocos de rocha, cada uma tendo o peso estimado de 2,5 toneladas e com mais de 146 metros de altura.

Por trás dos nomes das pirâmides:

Quéops: Segundo Faraó da Quarta Dinastia, seu reinado compreende de 2551 A.C., a 2528 A.C., conforme pesquisas. Quéops foi filho do Rei Snefru, mas, ao contrário do pai, foi lembrado por ser cruiel e impiedoso.

Quéfren: Esta pirâmide é a segunda maior das três e foi construída pelo Faraó Quéfren, que além desta, construiu também a esfinge de Gizé e também um templo, que é o único exemplo remanescente do período relativo ao Antigo Império Egípcio.

Menkauré: A terceira das três mais famosas pirâmides de Gizé. Foi construída pelo Faraó que recebe o mesmo nome de batismo do monumento. Foi um rei da Quarta Dinastia. Era filho de Khafré, também conhecido como Quéfren, rei da segunda pirâmide. Mekauré ou Miquerinos (versão helenizada de seu nome), foi casado com a própria irmã, Khamerernebti II, tendo ainda mais duas esposas. Desconhecem-se outros detalhes pertinentes ao reinado de Mikerinos, mas Heródoto (geógrafo e historiador grego) descreve-o como um rei justo, que mandou reabrir os santuarios, mas, tais informações são apenas baseados em relatos populares de credibilidade duvidosa.

Das três, Menkauré é a menor, no entanto, apenas ela foi revestida até um terno da sua altura, com um material mais nobre, o granito de Assuão.

Veja algumas curiosidades sobre as pirâmides:

- As três grandes pirâmides foram construídas como tumbas do reis: Kufu ou Quéops, Quéfren e Mekauré, pai, filho e neto.

- Como todas as pirâmides, cada uma faz parte de um complexo importante que compreende um templo, uma rampa, um templo funerário e as pirâmides menores das rainhas cercadas por túmulos de sacerdotes e pessoas do governo, uma verdadeira cidade erguida em homenagem aos mortos.

- Os egípcios acreditavam em uma vida após a morte, por isso os grandes reis eram enterrados com suas riquezas, as valas aos pés da pirâmide continham até botes desmontados pois os egípcios acreditavam que o defunto-rei navegaria pelo céu junto ao Rei-Sol.

- Apesar de todos os sistemas de segurança, todas as pirâmides do Antigo Império foram profanadas e roubadas possivelmente antes de 2.000 A.C.

- Os quatro lados são praticamente do mesmo cumprimento, com uma exatidão não existente por alguns centímetros. Isso evidencia como os egípcios eram avançados na matemática e na engenharia.

- Os egípcios acreditavam que enterrando seu rei em uma pirâmide, ele se levantaria e se juntaria ao sol, tomando seu lugar de direito junto aos deuses.

- As pirâmides foram construídas por pedras encaixadas, sem auxilio de qualquer material aderente: cimento ou qualquer outro com função semelhante. Alguns blocos são tão bem unidos que é impossível passar entre eles uma folha de papel ou até mesmo uma agulha.

- A grande pirâmide manteve-se como a mais alta estrutura feita pelo homem até a construção da Torre Eiffel.

Fonte:
  www.curiosidades10.com


 

Deixe-nos seu comentário ou crítica

  • Facebook Clean
  • Google Clean
bottom of page